Fidelidade hoje?

José Maria André
Professor do I. S. Técnico

Um número atrasado do «L’Osservatore Romano», jornal oficioso do Vaticano, pôs-me na pista de um livro do Pe. Leonardo Sapienza, responsável da Prefeitura da Casa Pontifícia, encarregada do protocolo do Papa.
O título do livro, «Paolo VI – Non esistono lontani», inspira-se na frase deste Papa: «para um católico não deve haver longínquos», equivalente a todos devem ser nossos próximos. No Papa Francisco encontram-se vários pontos de contacto e expressões comuns a Paulo VI, não só esta. Como se sabe, Francisco beatificou Paulo VI em 2014 e canonizou-o em 2018.
O livro recolhe discursos e escritos vários de Paulo VI, alguns inéditos, como a transcrição da audiência concedida em 1970 ao Cardeal Bernard Alfrink, de Utrecht (Países Baixos), acerca do celibato sacerdotal. Um texto interessante e certamente aquele que mais atraiu a atenção dos media. Leonardo Sapienza recorda que quando alguns voltaram a querer acabar com o celibato sacerdotal (nomeadamente durante o Sínodo sobre a Amazónia, em 2019), Francisco repetiu várias vezes a posição de Paulo VI. No regresso da viagem ao Panamá (Janeiro de 2019) disse concretamente:
— «(…) vem-me à memória a frase de S. Paulo VI “prefiro dar a vida a mudar a lei do celibato”. Lembrei-me disto e quero afirmá-lo, porque é uma frase corajosa. Disse-a [Paulo VI] em 1968-70, num momento mais difícil que o actual».
Depois de procurar em vão esta frase, Leonardo Sapienza perguntou ao Papa Francisco onde a tinha lido e ele respondeu que a tinha ouvido a várias pessoas, mas pediu-lhe que se continuasse a procurar, porque queria conhecer a referência. Mobilizaram-se os arquivistas da Secretaria de Estado, que conseguiram finalmente localizar a frase, na referida audiência ao Cardeal Alfrink. O Pe. Leonardo Sapienza conta que Francisco lhe entregou a documentação encontrada, juntando um cartão autógrafo: «Isto é aproximadamente a expressão “prefiro dar a vida” [que tinha atribuído a Paulo VI]. Eu penso o mesmo que S. Paulo VI, só com uma diferença: ele é santo».
Para apreciar a firmeza de Paulo VI nesta audiência, recordo que ele já se tinha pronunciado com clareza três anos antes, na Encíclica «Sacerdotalis Caelibatus». Extraio, resumidamente, algumas frases da transcrição da audiência.
«O Santo Padre afirma que pensou muito na conversa de ontem, (…) a situação na Holanda é grave, é necessário ter compreensão e caridade (…). Alfrink refere a declaração dos bispos holandeses acerca da ordenação de homens casados e da readmissão de padres casados. (…) O Papa declara: impossível».
Alfrink tenta matizar. «O Papa responde: é preciso ser explícito».
Tratam de um caso particular. A transcrição continua: «O Papa pensa que é preciso aguentar firmemente».
O Cardeal Alfrink recorda a falta de padres. «O Santo Padre diz que (…) não se deve fazer. O Papa tem a visão, a responsabilidade; considera que seria trair a Igreja».
Alfrink insiste. O Papa não cede. A argumentação sucede-se de parte a parte. Alfrink propõe, mesmo que com um critério restritivo. «[Diz o] Santo Padre: não fiquei convencido». Alfrink refere homens casados de grande qualidade. «Santo Padre: que façam apostolado laico». Alfrink pede que se estude, ambos argumentam. «Santo Padre: não ficaria com a consciência tranquila. Seria virar de pernas para o ar a disciplina da Igreja latina». O Santo Padre aceita que os assuntos se estudem. «Mas, por dever de sinceridade, não quero dar-vos a esperança de que se aceitem padres casados (…) Isto pode acontecer em casos extremos, mas não como regra, nem como norma. Seria a ruína».
A última frase é «prefiro morrer ou demitir-me!». O Cardeal Villot, então Secretário de Estado, escreveu ao lado desta frase «não divulgar». Leonardo Sapienza comenta o sentido de responsabilidade de Paulo VI: «Para [ele], a fidelidade é imperativa e difícil, mas necessária, para ser inteiramente fiel à mensagem. Ainda que [Paulo VI] acabe por concluir tristemente: “a fidelidade não é a virtude do nosso tempo” (11 de Outubro de 1972)».

José Maria André
Professor do I. S. Técnico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

Publicidade-donativos
WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found
Sites de Paris Sans Vérification