A arte como instrumento de evangelização (1)

Carlos Araújo
Professor no Colégio Nossa Senhora de Fátima – Leiria

A Igreja necessita da arte como conteúdo da sua ação e da sua expressão, sendo o agir da Igreja todo ele evangelizador. Afirma ainda São Paulo VI, na Exortação Apostólica Evangelii Nutiandi: «A comunidade dos cristãos, realmente, nunca é algo fechado sobre si mesmo. Nela, a vida íntima, vida de oração, ouvir a Palavra e o ensino dos apóstolos, caridade fraterna vivida e fração do pão, não adquire todo o seu sentido senão quando ela se torna testemunho, a provocar a admiração e a conversão e se desenvolve na pregação e no anúncio da Boa Nova. Assim, é a Igreja toda que recebe a missão de evangelizar, e a atividade de cada um é importante para o todo» (EN, 15).
A arte, especialmente a que se funda na revelação e a manifesta em contexto eclesial, é também parte desse todo, servindo o fim principal da Igreja, que é a evangelização.
A atividade missionária da Igreja brota intimamente da sua própria natureza (AG, 6), que, chamada a «ser sacramento universal de salvação» (AG, 1; LG, 1), é enviada a «anunciar o Evangelho a todos os homens» (AG, 1). Antes da publicação da referida Exortação São Paulo VI proferiu, a 23 de junho de 1973, um discurso por ocasião da inauguração da coleção de arte religiosa moderna nos museus vaticanos, onde frisava que as obras de arte que os mesmos acolhem são o génio expressivo do nosso tempo.
A Capela Sistina é o lugar por excelência onde a arte religiosa deu provas do seu poder, revelando nas suas imagens esse concerto de grandeza ideal e de beleza estética. Continua o Papa afirmando que vem da capela Sistina a ideia de honrar a arte e os artistas do nosso tempo, que dedicaram ao tema religioso obra livre e digna.
O mesmo Pontífice pergunta se «hoje também há artistas capazes de mediar com a exigências dos temas religiosos, e há obras de arte religiosa, não propriamente sagrada, que com todo o direito fazem falar de si: mas onde se encontram artistas e obras desse género?».
Continua o Papa dizendo que «a Igreja foi mestra de Arte, cultora no passado e conservadora do passado; a sua grande tradição foi-se depois afrouxando e quase esterilizando». Por isso, a nova coleção, abrindo as portas a obras modernas de arte religiosa, quer pôr em evidência alguns cânones do conceito que a Igreja tem da própria arte religiosa. Assim, não é verdade que só alguns determinados critérios de Arte dos tempos passados tenham livre e exclusiva entrada nos referidos museus.
Além do mais, não é verdade, segundo o Papa, que os critérios orientadores da arte contemporânea estejam marcados apenas pela marca da loucura, da passionalidade, do abstratismo meramente cerebral e arbitrário.

Carlos Araújo
Professor no Colégio Nossa Senhora de Fátima – Leiria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PRIMEIRA PÁGINA

PUBLICIDADE

WhatsApp Image 2024-06-03 at 12.09.27
Publicidade-donativos

NOTÍCIAS RECENTES

AGENDA CULTURAL

No data was found
Sites de Paris Sans Vérification